Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
As aventuras (e desventuras) de uma lusitana em terras do Oriente
...falei disto de estar de volta ao ponto de partida e estar contente por ter voltado após 2 anos e qualquer coisa fora.
Se é certo que cresci mais nesses dois anos do que na restante década a verdade é que o bom de ter vivido aquilo tudo é hoje sentir-me mais madura, mais independente e muito mais destemida com a certeza de que venha o que vier cá estarei para fazer face a qualquer coisa.
Mas o mais importante é referir que, se nos conseguirmos abster do lado negro de viver em Portugal (que o há), não há um único dia que pense o quão sortuda sou por estar de volta, junto dos que me amam, no conforto do lar, na facilidade que é querer algo e facilmente ter coisas tão simples como, sei lá, queijo, cereais, manteiga, ou mesmo ver um filme, ver o telejornal, ir ao médico, fazer exercício ou caminhadas sem medo da poluição, ir no metro sem ser esmagada, não ter de ver crianças a urinar no chão de um qualquer centro comercial, ou mesmo ter gente a apontar à tua cara e a fazer troça do teu chinês vergonhoso ou a dizer o quão bonita e ocidental pareço. Tanto mais poderia dizer. E não cuspo no prato que comi, adorei ter vivido o que vivi na China, sinto falta do que gostava, da liberdade de poder fazer tudo sem pensar em consequências, do ser sempre desconhecida e sempre estrangeira que não percebe a língua nem as leis.
Mas o balanço geral é, ainda bem que fui, e definitivamente mais, ainda bem que estou de volta, sinto-me uma verdadeira sortuda por hoje poder viver aqui, ainda que aqui seja como viver numa aldeia e ter a plena consciência que o mundo está aí para ser descoberto e tem muito que oferecer.
Aos que estão fora aproveitem ao máximo, tirem partido do mundo, que o mundo não finda no nosso país, e se um dia tiverem de voltar, é aproveitar o que este país ainda nos reserva, tentando ver as coisas pelo lado positivo e menos pelo negativo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.