Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Chinês = Quebra-cabeças

por mandarina, em 29.11.11

Andava eu a deambular pela Net quando encontrei a lista dos estrangeiros considerados mestres da língua chinesa, e, também, por isso, conhecidos na China porque muitos dominam a língua a ponto de a ensinar e de criar programas espectaculares e podcasts muito úteis para quem quer aprender mandarim. Exemplo disso é o senhor deste blogspot http://www.sinosplice.com/ que além de ser o director da ChinesePod, John Pasden tem a sua própria empresa AllSet Learning que tem como finalidade ajudar estrangeiros a ultrapassar os obstáculos que encontram ao aprender mandarim. Visto que eu não me vou tornar uma dessas pessoas, a empresa está sediada em Shanghai e os seus serviços não devem ser propriamente baratinhos, resta-me consultar o blogspot que é extremamente interessante e dá inúmeras dicas de como ultrapassar muitas das dificuldades em que nós (os estudantes da língua) esbarramos.

Achei este artigo, http://www.sinosplice.com/learn-chinese/stages-to-learning-chinese, 5 passos para aprender Chinês, particularmente interessante, um pouco assustador, também, mas é um abre-olhos. Sucintamente o artigo é sobre os estágios que o estudante terá que passando até chegar a um nível de domínio da língua. Diz no artigo que aprender chinês requer muito esforço e dedicação e leva tempo, muito tempo. E que, apesar de parecer tarefa impossível não e, além disso, diz também que a verdadeira aprendizagem acontece do contacto com a língua, ou seja, no dia-a-dia, a pôr em prática em situações reais, alerta, por isso, para o risco de se aprender a língua num contexto descontextualizado, ou seja, num ambiente isolado (fora da China ou na somente na sala de aula).

 

John alerta "Não é fácil, requer tempo, requer paciência, sensibilidade, e requer, sem dúvida, uma grande entrega à aprendizagem". Ele enumera 5 estágios, quando se chega ao estágio 4, o qual ele apelida de "I´m Speaking Chinese" Stage, quererá então dizer que o estudante terá passado por um período que ele chama de prolonged hard work. Neste estágio, o estudante saberá distinguir tons, saberá escrever e ler praticamente tudo o que encontra pela frente. E não terá problemas de maior a entender os tons nem em pronunciá-los de modo correcto.

 

Espantoso, hein, para um dia eu dizer que sei chinês precisarei de chegar a este estágio uau...parece-me uma tarefa hercúlea! Ele fala noutros artigos que sem força de vontade e estudo árduo é muito difícil algum dia dominar a língua a um nível quase nativo. Requer além disso, tempo e viver na China, é uma língua que se aprende progressivamente, mas que se perde em dois tempos se não for aplicada numa base diária.

 

Na opinião dele o mais difícil e o maior obstáculo da língua é o domínio dos tons, e diz que uma vez passada esta barreira, então podem (os estudantes) dar-se por contentes porque o mais difícil ficou para trás. Di-lo aqui http://www.sinosplice.com/learn-chinese/learning-tones Tenho cá pra mim que nunca vou chegar a esta fase. Wow! Ou como ele diz quando alguém chega ao ponto de dominar os tons por completo então é porque essa pessoa provavelmente vive na China, tem uma esposa chinesa e não tem intenção de deixar a China.

 

Achei este blog espantoso, vou seguir e ler tudinho, tudinho interessante, o exemplo de um laowai que quando chegou pouco sabia e hoje é considerado mestre de chinês depois de muito estudo, dedicação, entrega e determinação. Sem paixão, deixa ele entender, não se vai lá, há que estar apaixonado pela língua que nas palavras dele "é uma das línguas mais interessantes do mundo."

 

Ah pois quem disse que ia ser fácil...mas também me podiam ter avisado que ia ser assim tão difícil ehehe

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos