Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A China, como eu a vejo!!!

por mandarina, em 25.10.11

Longe de mim querer entrar em polémicas, defender esta ou a outra parte, cada um tem o direito à sua opinião, não pretendo sequer ser politicamente correcta, nos dias de hoje, isso de "politicamente" correcta quer dizer, a meu ver lá está, tão pouco.

Este é um post especialmente sobre mim, e não sobre como o mundo vê ou sente que a China é! E eu não estou aqui, neste post, a defender essa "China" que foi tomada pela parte, os 1,3 biliões tomados por uma (pequena) parte da sociedade.

Vivo aqui, há quase um ano, vivo aqui todos os dias, respiro o ar poluído que eles também respiram, estou aqui não contra a minha vontade, estou aqui porque quero estar. Sei em que país vivo, tenho consciência das atrocidades que se cometem neste país a torto e a direito, vejo os mendigos, vejo pobreza nas ruas todos os dias, vejo a indiferença dos que passam estampada nas suas caras, sinto essa indiferença, mas não me julgo melhor que eles, não me julgo pior nem melhor, não faço nada para mudar este ou outro país, vivo nele mas não actuo nele.

Se me tornei insensível, pois, mentira, sinto-me exposta a situações que nunca me vi confrontada em Portugal, se as existem em Portugal, não sei, existiram outras, talvez não tão flagrantes como as da menina que morre atropelada, mas nem, por isso, menos dolorosas ou insignificantes. Não preciso ir muito longe, não generalizo, mas a forma, muitas vezes, como se tratam em Portugal os mais velhos indigna-me porque sou neta e não consigo deixar de pensar que se não fossem os meus avós eu não faria parte deste mundo nem seria a pessoa que sou hoje. Não generalizo, não acontece em todas as casas, mas tomemos o exemplo das notícias da morte silenciosa de muitos idosos deixados ao abandono, no mais profundo e doloroso esquecimento. Não acuso ninguém, mas lá está, sou neta e tenho tanto orgulho de amar todos os dias os meus avós e de sempre que os tenho de deixar (sem mim por perto) ficar com o maior dos pesos na alma por os saber mais "desamparados" do conforto que lhes dou e do contacto diário que tanto prezo.

Sei em que país vivo, sei que este país sucumbiu e tem tendência a sucumbir cada vez mais à ganância e à impiedade e sei-os (a muitos) capazes de passar por cima de quem preciso for para chegar lá, ao tão afamado sucesso, ou simplesmente garantir a sua sobrevivência. E, sim, esta falta de sensibilidade e de compaixão deles é chocante, dilacera o coração de qualquer pessoa e, especialmente, de qualquer mãe que assista a estas imagens, não sei o que aquela mãe sentiu, se teve verdadeira culpa ou se foi negligente por alguns minutos mas, ainda assim, era a mãe desta menina e só ela pode viver com o peso desta morte.

Não tento com isto justificar o que se passou ali, não há justificação possível para tal crueldade e frieza, mas, a este ponto, depois de conviver com eles diariamente, consigo dizer que os chineses não são aquelas pessoas que se vêem ali, ou pelo menos, eu conheço muitos que não são nem de perto nem de longe comparáveis aos daquele vídeo. Não percebo o que se passa ali com aquela gente, quase parece mentira, mas é realidade, por trás pode estar medo, pode estar o medo de arcar com as consequências, e neste caso, porque o governo não suporta quaisquer despesas com a assistência ou saúde pública, estaria em causa arcar com as despesas do tratamento e responsabilização pelo tratamento da menina, daí a cobardia de muitos, ainda assim não é justificação, nem numa sociedade que privilegia o colectivo e esquece o indivíduo.

Agora, uma coisa é certa, os valores deles são outros, diferentes dos nossos, mas não posso deixar de realçar que os chineses respeitam quase de maneira sagrada os mais velhos,  e, por isso, não são os jovens que tem a última palavra ou a mais forte, a sabedoria pertence aos mais velhos, daí que na sociedade eles assumam o lugar de destaque, sejam ouvidos, bem tratados e respeitados por todos (pela grande maioria).

Vivo numa cultura diferente, esbarro, ainda hoje, muitas vezes com imensos obstáculos culturais, e nem sempre é fácil perceber, mas nunca me foi difícil respeitar, por isso, mesmo que não entenda esforço-me ao máximo para não fazer valer os meus "valores" que muitas vezes só fazem sentido e só se enquadram nos standards ocidentais.

 

Teria páginas e páginas a escrever sobre este país que, devo confessar, tão bem me acolheu, aliás sairía daqui uma longa dissertação, não acho que seja aqui que o vou fazer. A minha opinião é parcial, está claro, e se ofende ou choca alguém compreendo, tal como compreendi a opinião de muita gente que comentou e criticou os chineses no meu post "Indiferença Humana". Agora se tive a capacidade, ainda que não concordando muitas vezes, de compreender as críticas também certamente espero que percebam o meu "ponto de vista".

 

Nenhuma sociedade é, no seu todo, perfeita, mas é sempre mais fácil julgar as outras, ao ter que julgar a "nossa" própria! (Uma vez mais é só a minha opinião)!

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Imagem de perfil

Rita a 25.10.2011

Após os primeiros 6 meses aqui, e aquando do regresso a casa em janeiro deste ano, as pessoas perguntaram-me, "Então, gostas? Ai, não é sujo? Como consegues? E a comida? O trânsito, as maneiras (ou falta) das pessoas?" Acho que a China, com tudo o que tem de bom e menos bom, COMO TODOS OS PAÍSES, primeiro "estranh-se, depois entranha-se". Gosto de estar aqui. É claro, e baseando-me no que vejo aqui em Wuhan, há muita coisa suja, poluição, falta de educação e maneiras, impaciência, trânsito, pouca sinceridade, comida gordurosa e picantíssima, desrespeito pelos outros e regras, gente e mais gente mas... E a língua? E a cultura? E a diversidade? E a imensidão do território? E o ambiente internacional em que estou inserida? E o fervilhar da sit. económica presente na rua? Tudo isto me atrai... Tudo isto me assusta mas também interessa. Com isto não quero, como a A., defender nem criticar a China e este acontecimento mais recente, por exemplo. Noutro dia em conversa com
Imagem de perfil

Rita a 25.10.2011

(cont.) com um colega chinês, ele disse que a situação da menina atropelada e ignorada na rua não o surpreendeu, infelizmente. Ele apercebe-se da personalidade das pessoas, da indiferença e dos valores que agora movem grande parte dos chineses. Depois falei também dos idosos nos hospitais em Portugal... E os casos de abandonos de crianças, também? Recém-nascidas? E animais, no Verão? ("A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados" - Mahatma Gandhi) E a violência doméstica? E os maus tratos aos professores? E os políticos corruptos? Nenhum país é perfeito, de facto... Devemos é tentar aprender com os erros, não só "atirar pedras"... Dizer mal dos outros (dos Chineses e da China, em especial, pois parece que é moda...)

Já agora, em relação aos mais velhos, os Chineses ainda nutrem um grande respeito por estes. Quase todos os casais, sobretudo depois de serem pais, recebem nas suas casas os pais de um dos elementos. Estes depois ajudam a cuidar dos netos e também da casa. Quem tiver mais possibilidades, escolhe para um lar.
Imagem de perfil

Maria Araújo a 25.10.2011

Eu não vi o vídeo, nem quero ver.
Sentir-me-ia revoltada. Mas assim como se deve respeitar as crianças, os idosos têm o direito de ter toda a atenção.
Se na China os idosos têm atenção, já nas culturas ocidentais, são deixados sozinhos, abandonados nos hospitais.
E não vejo melhoras nos comprtamentos das pessoas para com estas criaturas que já viveram muito sabe-se lá como, algumas delas.
Vejo sim, os jovnes cada dia mais rebeldes, agressivos, desfiadores, fazendo frente aos mais velhos, aos seus educadores, aos seus professores, à sociedade em geral.
Mas espero sempre que amanhã seja melhor.
Beijinho
Sem imagem de perfil

Carina a 27.10.2011

Dix!!! Muitos Parabens pelo blog! :) É super interessante e finalmente sabemos um pouco mais da tua vida no país dos chinocas! :) beijinho**
Imagem de perfil

mandarina a 27.10.2011

obrigada querida!!!
Espero sinceramente que gostem, especialmente as minhas amigas lindas de qum eu sinto imensas saudades!
Prometo tentar escrever o mais possível e o mais interessante também;-)
Sem imagem de perfil

N Mendes a 06.03.2013

Brutal, muito bem descrito.

Um abraço solidário de outro português que por aí viveu também há uns bons anos e também gostava de escrever - desertodegobi.blogspot.com

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos