Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


慢慢来

por mandarina, em 24.10.11

A Rita, do http://ritanachina.blogs.sapo.pt/, está constantemente a incentivar-me quando me ouve dizer "eu nunca vou conseguir falar chinês (fluentemente)" e então ela diz: "慢慢来 (manmanlai)" que quererá dizer mais ou menos, "com calma virá" a referir-se à minha aprendizagem com o chinês. E depois, eu penso , sim, ela tem razão, preciso de ir com calma, de estudar mas não querer em tão pouco saber tudo, assimilar tudo, perceber tudo, e falar, principalmente falar. Tudo o resto é muito importante mas numa língua se não se consegue comunicar então não se consegue nada. E eu tenho, como sempre tive, este grande problema. Não sou uma pessoa muito faladora, e os que se cruzam comigo podem mesmo pensar que sou bastante desinteressante, ou mesmo um pouco anti-social, por assim dizer! Para os que já me vão conhecendo, já sabem que não sou uma pessoa tagarela, não sou de todo "talkative" e isto é um entrave para quem quer falar esta ou outra língua. Juro que me estou a esforçar por ultrapassá-lo, agora lá está "慢慢来" "devagar se vai ao longe" e lá chegarei.

Como em tudo na vida, há dias melhores outros piores, até quando se estuda uma língua,  e percebo que, até ao momento, já fiz inúmeros progressos, já consigo perceber mais do que quando cá cheguei, já não soa tudo a ruído de fundo, muitas vezes ainda soa, dia-a-dia soará menos, estou confiante disso. A verdade é que esta urgência de perceber me deixa um pouco bloqueada, e eu odeio bloquear, principalmente quando alguém fala comigo e eu paro instantaneamente de raciocinar e de ouvir. Tenho de aprender a controlar estas reacções, e perceber que o medo de errar é o maior inimigo e o mais perigoso para quem deseja algo ardentemente.

 

Exige de ti mais do que esperas ser capaz de alcançar, mas não exijas o impossível porque o impossível só traz frustração e rugas!!!

 

再见

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


11 comentários

Imagem de perfil

Rita a 24.10.2011

Já te disse que, daqui a pouco, notarás ainda mais progressos! :) Para além de estudar, é muito importante FALAR. FALAR. :) Custa um pouco... Temos vergonhas de dizer as coisas incorrectamente, de falhar os tons... Mas olha, temos de tentar! :P Ah, e gosto desta parte, "(...) mas não exijas o impossível porque o impossível só traz frustração e rugas!!!", lol.

Imagem de perfil

stipe07 a 24.10.2011

Parabéns pelo destaque e por este bolg que vou visitar com frequência. :)
Imagem de perfil

mandarina a 24.10.2011

obrigada, fico agradecida pelo destaque, mas, por outro lado, a notícia é demasiado triste para poder sequer ficar feliz.
Imagem de perfil

Maria Araújo a 24.10.2011

Parabéns mandarina. Jamais associei mandarina à língua da China, o mandarin.
Não fosse o destaque no Sapo e falar na Rita, com quem gosto muito de partillhar comentários.
E este blog é muito simples e convidativo à minha visita.
Ah! 4 anos de diferença num affair?! Que é isso?
Nada.
Quando tiver 40 anos vai entender, que até 6 anos, não faz diferença. Só se for na maturidade, como é óbvio.
Beijinhp
Imagem de perfil

Rita a 24.10.2011

Esqueci-me de deixar aqui os Parabéns de forma oficial! :) Parabéns pelo destaque no SAPO! E que venham muitos e muitos mais posts! :)
Imagem de perfil

Maria Araújo a 25.10.2011

Mandarina, a respeito ddeste post, porque diz que é triste?????
Un dia destes vou escrever algo parecido no meu blog.
E vai perceber que vale a pena tentar.

Beijinho e força

P.S.: Já agora, poderia dar uma sugestão? Pode pôr a letra dos comentários com uma cor mais escura? Não conseguimos ler o que escrevemos.
Obrigado.
Maria
Imagem de perfil

mandarina a 25.10.2011

obrigada Maria, bem-vinda ao meu "mandarina", e agradeço desde já a dica, vou tentar modificar, ainda não percebo muito destas coisas (blogues), mas prometo tentar modificar a cor dos comentários.
PS. quando disse sem triste não me referia a este post mas sim ao post "indiferença humana" que estava ontem em destaque na página principal do Sapo.
Este é tudo menos triste :)
Imagem de perfil

Maria Araújo a 25.10.2011

Enviei um comentário, não sei se entrou.

Maria
Imagem de perfil

Maria Araújo a 25.10.2011

Mandarina, já é a 3ª vez que envio comentários, mas não sei se foram devido a este pc me bloquear os pop-ups.
Vamos ver se este entra.
Se entrar, mais logo volto a comentar os que não entraram.
Beijinho
Sem imagem de perfil

Maria a 25.10.2011

Olá.

Apanhei o teu blog por acaso.

E logo no primeiro post fiquei agarrada. manman ... manman ...
Há anos que não ouvia / lia isso.
Depois li mais um bocado. Estás a aprender mandarim :)
O manman que eu ouvia era em cantonense, há vinte anos atrás em Macau... que saudades!!!
Adorava encontrar aulas de mandarim aqui em lisboa.
Podes aconselhar?

Continua em força!
Maria
Imagem de perfil

mandarina a 26.10.2011

Olá Maria,
muito obrigada pelas palavras de incentivo.
Nunca estudei mandarim em Lisboa, estudei na Univ. de Aveiro, mas sei que a minha professora de chinês em PT, Wang Suoying dá aulas na Univ. Nova de Lisboa, pode sempre tentar saber se existem cursos livres da língua, em Aveiro sei que sim!
É uma pena não a poder ajudar mais mas ainda assim espero que volte ao mandarim ;-)
再见

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos