Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Indiferença humana

por mandarina, em 21.10.11

Hoje não posso deixar passar ao lado esta notícia que correu o mundo e que chocou pela crueldade, pela frieza e, principalmente, pela indiferença humana tão visível que gera revolta, terror e incredulidade com as seguintes imagens: http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-pacific-15398332 

 

Logo quando soube desta notícia senti que não conseguiria ver estas imagens, mas hoje, sabendo da morte da menina chinesa de 2 anos, que foi desumanamente atropelada duas vezes e que foi ignorada por 18 chineses que ficaram indiferentes ao que se estava a passar com ela, não pude deixar de me "obrigar" a ver para não deixar de sentir o que é a falta de humanidade na China. Este é, sem dúvida, um exemplo extremo, mas variadas vezes não pude deixar de perceber que os chineses tem um sentido muito particular de estar perante a vida humana alheia e, posso mesmo dizer que, no geral, há uma total ausência de compaixão e assistência a pessoas em situação de risco/emergência.

 

É desumano o que se fez a esta menina, nenhuma cultura ou pessoa por mais fria que seja, ou por mais indiferente que o "outro" lhe seja pode conceber como algo normal a falta de reacção numa situação destas. 

E não, não é normal, que alguém que assista a um episódio destes não sinta urgência de a socorrer nem um pingo de piedade. Esta indiferença humana choca, principalmente por se tratar de uma criança, um ser humano indefeso sem capacidade nem consciência para sequer tentar reagir perante o que passa com ela.

 

É uma brutalidade e é uma pena que, por mais que os chineses sejam imensos (sim, são mesmo muitos) e que tenham outra noção do valor da vida, não sintam que uma vida humana é algo único e não uma banalidade, e que o sofrimento (imagine-se o que a pobre criança não tenha agonizado) de uma criança não suscite absolutamente nada para além de espanto e curiosidade.

 

O coração ficou tão apertado a ver estas imagens, mas é necessário ver, e, ainda que não vivesse na China, chocar-me-ia de igual modo, mas vivendo, sinto que isto não só não é desculpável de modo algum como também é um abre-olhos à insignificância que a vida alheia assume aos olhos deles.

 

A China, once again, a ser notícia pelas piores razões.

Autoria e outros dados (tags, etc)


41 comentários

Imagem de perfil

Rita a 22.10.2011

A menina parecia um boneco... E quando a senhora a afasta da estrada, também... Que sofrimento deve ter sentido, que apatia tão revoltantate... Quer seja criança, quer seja um adulta, quer seja um animal... Que mundo é este o nosso? No que nos (ou muitos de nós) estamos a transformar?? :(
Sem imagem de perfil

Pela verdade e transparencia a 23.10.2011

Pois tenho a dizer que alguns andam enganados, em alguns casos ainda somos piores do que a China. Eu li um artigo que dizia que a China ia aprovar uma lei que "obrigasse" os filhos a visitar os pais doentes pois estes eram abandonados. Cá um filho não tem direito a visitar o pai doente, cá é crime filho visitar o pai doente !!!
Vejam este caso de violação de direitos humanos cá pelo estado, pode parecer ficção mas é verdade.
"Filho detido e julgado por visitar o pai doente".

O meu pai ficou doente e acamado, estava na sua residência e propriedade, eu fui lá para estar com ele como é normal, entendo que é um direito e um dever mas fui tratado como um criminoso. A minha madrasta chamou a policia e disse que não queria que eu estivesse lá, eu recusei sair, levaram-me detido, isto aconteceu por 2 vezes. Fui acusado pelo MP de invasão de domicilio e foi marcado julgamento, não dá para acreditar mas é verdade. Enquanto aguardava julgamento estive mais de um ano sem o ver, isto é monstruoso. Claramente as detenções foram ilegais, isto é desumano e violação de direitos humanos pela justiça portuguesa com a cumplicidade de alguma comunicação social. O domicilio em causa era propriedade do meu pai, não dela, só ele é que tinha legitimidade para apresentar a queixa, além disso eu como filho tenho direito a estar com ele doente e acamado, somo seres humanos ou somos piores que animais?
A história é longa, não conseguia ver o meu pai, tinha-o visto no hospital há 10 meses, vi-o no hospital 2 dias antes de morrer, estava tão debilitado que metia impressão olhar para ele, tenho uma foto. Tive de fazer greve de fome para me darem atenção e mesmo assim foi pouca, quem conhecia este caso???
Podem ver a noticia aqui, http://publico.pt/1484727. Temos fortes razões para estarmos assustados com a justiça e com alguma comunicação social que quer abafar isto por ser grave demais. Quase tudo isto é abafado pela comunicação social que não é isenta e "atira areia para os nossos olhos", com a verdade me enganas! Divulgam violações de direitos humanos que acontecem noutros países e abafam as que acontecem cá para iludir as pessoas, isto é assustador, a democracia está em perigo. Isto nunca apareceu em nenhum telejornal porque interessa esconder a verdade, este caso da menina apareceu. Vamos ver quantos comentários de apoio aparecem!
Sem imagem de perfil

fernando costa a 23.10.2011

vamos mas é ter cuidado e nao dizer mal dos chineses porque eles é que mandam ,dinheiro nao lhes falta e como quem manda é o dito ,nao sabem que a té a uci-uniao ciclista internacional obrigou os clubes a irem á volta a pequim senao eram espulsos ,com o argumento de que ,pasme-se nao podiamos ofender os chineses
Sem imagem de perfil

Sollange Alves a 23.10.2011

Ainda não ganhei coragem para ver este video...pela vossa descrição deve ser uma cena no minimo desumano e repugnante...:(
Sem imagem de perfil

Gena a 24.10.2011

Infelizmente esta á a imagem da China, já vi imagens de bébes mortos e deitados em valetas e todos passam e ninguém liga, para mim que me descukpem mas não os considero gente
Sem imagem de perfil

casimiro a 24.10.2011

Na realidade é chocante! Mas o que dizer de quem mete uma criança de 10 meses dentro de um saco de plástico e o lança para o mar? E este país chama-se Portugal. E recem nascidos embrulhados em plásticos outros nem isso colocados em contentores de lixo? E este país chama-se Portugal.
Infelizmente também o nosso povo tem destas coisa.....
Sem imagem de perfil

RC a 24.10.2011

Pois isto realmente é um caso extremo. Mas nao pensem que é só lá. A minha mae ha algum tempo sentiu-se mal no meio da rua e toda a gente fugia em vez de tentar ajudar.
Sem imagem de perfil

Manuela Grilo a 24.10.2011

Pois a China é uma emergência e económica devido à mão de obra escrava sem apoios sociais.
Este vídeo chocante pode infelizmente não se caso isolado.
Aquando dos Jogos Olímpicos naquele País, ainda se está por saber o que aconteceu aos habitantes de um bairro de lata que ficava perto de onde foi construído o estádio principal para estas olimpíadas
E o que dizer da pena de morte da forma como é praticada? e que está em discussão (há muito nos direitos Humanos) e que ao que se consta aumentam o numero de execuções quando há falta de certos órgãos
É mau demais para ser até repugnante!!

Manuela Grilo
Sem imagem de perfil

Anónimo a 24.10.2011

Não interprete este meu comentário como uma chacota ao seu caso, respeito e muito a sua dor! Mas já que nenhum serviço noticioso se interessou pelo seu caso, porque não tenta expô-lo em programas Como: Querida Júlia" ou " Você Na TV ." ou os da tarde dos mesmos canais televisivos? São programas de muita audiência e dava a conhecer publicamente o seu caso.
Sem imagem de perfil

Fabi Porto a 24.10.2011

Infelizmente nossos valores hoje em dia são mesquinhos .....gastamos tanto tempo em desenvolver armas poderosas que esquecemos nossa humanidade .....isso um fato !

Sem imagem de perfil

O SÁTIRO a 24.10.2011

Nada de novo.
Já não é a primeira vez que surgem noticias sobre a crueldade humana na china...apesar do controlo rigoroso e stalinista que o governo-partido exerce sobre os media.
Já em tempos se viam bébés mortos nas ruas perante a indiferença geral.
Não admira:
o materialismo puro e duro na vida real.

Comentar post


Pág. 1/3



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos