Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
As aventuras (e desventuras) de uma lusitana em terras do Oriente
Do livro que ando a ler, roubado à estante alheia, agora dei para isso, "roubar" livros que outros já leram. O livro intitula-se Erotismo, escrito por Francesco Alberoni, sendo este livro uma espécie de trabalho sobre este tema visando explicar as várias nuances do mesmo e revelar como o erotismo se processa de maneira diferente num homem e numa mulher.
Deveras interessante ainda que date do ano 1988 e que provavelmente hoje já tivesse sofrido umas quantas alterações em certos capítulos.
Achei que devia partilhar estes dois excertos:
Acerca da exclusividade feminina, o autor cita Simone de Beauvoir que escreveu: "o homem enamorado é autoritário, mas depois de obter aquilo que queria fica satisfeito, enquanto não há limites para a devoção da mulher... Para a mulher a ausência do amado é sempre uma tortura...desde o momento em que poisa os olhos noutra coisa que não seja ele, desilude-a; tudo aquilo que vê, leva-o para longe dela... A sua tirania é insaciável... é a guarda do cárcere. Sente-se sempre em perigo. Não há uma grande distância entre a traição, a ausência e a infidelidade. A partir do momento que se sente mal amada, torna-se ciumenta...irrita-se quando os olhos do amado se voltam por um instante para uma estranha...O ciúme é para a mulher uma louca tortura porque é uma contestação radical do amor..."
Que quadro mais bem conseguido fez Simone de Beauvoir acerca da mulher ciumenta, achei soberbo.
Haveria tantas outras passagens a partilhar mas como o livro tem uma linguagem forte a dica fica dada para quem queira saber mais sobre o universo feminino e masculino, eroticamente falando...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.