Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Qual é o caminho?

por mandarina, em 10.12.12

De um dia para o outro passei de estudante a professora, e, às vezes, acho que ainda não encaixei bem esta mudança repentina. Ontem via-me a criticar os meus professores, hoje vejo-me a tentar não imitá-los, não lhes seguir os maus exemplos, a tentar dar o meu melhor ainda que isso exija mais de mim do que seria suposto ou normal, isto porque sou-vos sincera tenho tido de assumir uma postura de durona nas aulas e não sei até que ponto quero ser uma professora que massacra os alunos.

 

Massacrar no bom sentido, no sentido de os obrigar a esforçarem-se mais, de os obrigar a estudar, a estarem atentos, a respeitarem-me acima de tudo e até agora não tenho tido problemas, mas nem sempre é possível com quase 200 alunos mantê-los a todos no caminho certo. O rebanho é grande demais para conseguir salvar todos os carneirinhos.

 

Tenho adorado ensinar, sinto um grande orgulho nisso, verdadeiramente, não sei até que ponto fui feita para esta tarefa que é uma das mais louváveis do mundo, ensinar é quase como uma missão, é preciso uma grande entrega, e eu tenho tentado ser uma professora paciente, atenta, presente e amiga, compreensiva também, mas não compactuo com a preguiça, aquela de que também eu sofro, continuo a ser estudante de chinês e sei o quanto custa estudar uma língua totalmente diferente da nossa, mas é aí também que está o encanto, é na dificuldade que nos sentimos a cruzar ali o Cabo das Tormentas, e eu e eles, os meus alunos, continuaremos a remar para chegar a bom porto.

 

Também porque sei o quão difícil é, também lhes tento fazer ver que uma língua nova é como um tesouro, que temos de ir descobrindo pouco a pouco, desfrutando, e não ficando chateados porque é difícil, porque pensar numa outra língua é uma tarefa hercúlea, mas é possível, e quando chegamos ao outro lado, quando já compreendemos, quando já comunicamos, quando já a domámos sentimo-nos reis.

Com este meu trabalho descobri que há muita coisa a aprender para se poder ensinar eficazmente, que não basta sermos nativos numa língua para a ensinarmos e descobri também que a nossa própria língua é, por vezes, uma incógnita, na medida que transmiti-la é mais desafiante que dominá-la.

 

E agora em resposta a uma leitora e comentadora, a quem agradeço desde já os seus comentários curiosos e sempre perspicazes, digo-lhe que o ensino chinês pode ser verdadeiramente muito eficaz, porque os bons, os verdadeiramente bons alunos deste gigantesco país são como máquinas, conseguem num tempo record encaixar uma nova língua, mas desengane-se se pensa que é um processo natural. Não tendo conhecimento das realidades de Shanghai e Pequim garanto-lhe que os alunos são, sem dúvida, muito bons e muito trabalhadores, mas é à custa de sacrificar tudo o resto, é à custa de muito decorar, de muito "marrar", de, como verdadeiras máquinas, engolirem e assimilarem um dicionário tipo enciclopédia. E o fruto disso é essa posição mas deve-se, a meu ver, mais a sacríficio que a inteligência. Mas bom, se lhes valeu uma boa posição no ranking mundial da educação então todo o sacríficio terá valido a pena.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

Rita a 10.12.2012

Mas também há aqueles que fazem perguntas fora do normal conteúdo da aula.
Estão interessados e até dá gosto. :)

Quanto ao ser professora, é de facto louvável. Penso que é necessário ser paciente, muito paciente, expressivo, perspicaz, divertido q.b., sério quando preciso, gostar minimamente do que se faz e gostar de comunicar. E acho que tens todas essas características! :)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos