Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
As aventuras (e desventuras) de uma lusitana em terras do Oriente
Esta semana digamos que foi, por assim dizer, intensa, e estava difícil chegar ao fim, ontem, na segunda e última aula da semana, começou-me a falhar a voz que, a brincar a brincar, passei uma semana a esforçar a voz. Isto porque ter aulas com salas à pinha, 40 alunos ou mais e fazer por me ouvir é dose. Mas o balanço é super positivo, talvez não para as minhas cordas vocais, mas certamente pelo bom feedback que tenho recebido dos alunos.
Não vou dizer que é fácil manter 40 alminhas concentradas por 1h30, mas, no geral, tenho conseguido mantê-los com a cabeça na aula e não nas nuvens.
Os do 2.º ano, esses penso que serão o meu grande desafio, isto porque dizem que não entendem quando falo, mesmo coisas simples, isto porque tenho um sotaque muito diferente da outra colega portuguesa que já os acompanha desde o 1.ºano. Disse-lhes, tal como ela, que é normal termos sotaques diferentes visto eu ser da zona Centro e ela da zona Norte, tal como Pequim e Shanghai têm sotaques diferentes, nós também.
Penso ser uma questão de tempo até os ouvidos deles se acostumarem ao meu sotaque, que entre as 4 professoras, é, sem dúvida alguma, o mais fechado de todos. O brasileiro abertíssimo, o angolano mais suave também, e o do Norte menos cerrado que o meu, mas bom não há-de ser nada.
Agora é tempo de descansar a voz, preparar as aulas, pelo meio ir a Hong Kong e Macau tratar das formalidades, mudar o voo de regresso para Portugal, estar com os amigos e conciliar o sono.
Quanto às aulas de chinês oferecidas pela escola parece que começam a sério depois das férias, e as aulas privadas de chinês (em casa) serão uma espécie de intercâmbio com uma aluna do 3.º ano, que não é minha aluna, e que me ajudará com o chinês e eu ajudá-la-ei com o português. Uma mão lava a outra.
Por agora e como não páro de receber mensagens dos alunos pelo telemóvel e via QQ (MSN chinês) desejo a todos um 中秋节快乐 (Feliz Festival de Outono)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.