Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Na verdade

por mandarina, em 12.08.12

Olhar e julgar a China e os chineses é muito mais difícil do que parece, e tentar compreender esta nação é tarefa ingrata para quem mal consegue compreender a vastidão de culturas, línguas, etnias que caracterizam o país. Tentar compreender os meus próprios sentimentos relativos a este país e sua cultura também não se adivinha tarefa fácil, uma vez que, apesar de ser mais fácil criticar do que enaltecer, também não consigo negar a minha afeição ainda que afectada ou demasiado afectada por um misto de sentimentos positivos e negativos para com a minha vivência neste país. Uma coisa é certa, a permanência de milhares de estrangeiros na China é o factor chave na integração de um estrangeiro, uma vez que, muito dificilmente um estrangeiro conseguiria sobreviver sem os demais estrangeiros, mesmo sendo fluente na língua. Muito dificilmente um estrangeiro sobreviveria na China se lhe retirarem os outros estrangeiros que fazem deste país menos estranho e suportável.

 

Não tendo consciência do que é ser estrangeiro num outro país, sei que, pelo que já experienciei neste ano e meio que vivi na China, que dificilmente nos sentiremos tão estrangeiros noutra terra. Porque se não nos revemos nos valores, cada vez mais centralizados no "eu", na aquisição desenfreada e no deus "dinheiro" dificilmente conseguiremos sentirmos identificação com esta cultura. E enquanto estudante, caramba, teria tanto a dizer, e mal infelizmente, aliás muito mal, mas talvez não esteja nesse direito, uma vez que a não acreditar neste sistema, e quando não acreditamos em algo tão dignificante e importante quanto a educação mais vale então abandoná-la, isto porque a meu ver, a não acreditar num sistema que forma não só mentalidades mas que dita o destino de um país, então dificilmente conseguimos sobreviver nesse sistema corrompido e desiquilibrado.

 

Não tenho por ambição tornar-me chinesa, nem estabelecer-me na China por muitos e muitos anos, não sou hipócrita a esse ponto, é um país que a meu ver está a perder o norte, ainda que pensem que o crescimento económico os salve, a meu ver é esta a perdição deles, no entanto, há algo que ainda me leva a querer dar-me uma segunda oportunidade neste país, e essa é a vertente profissional. E julgo que depois ficamos por aí. ´

 

Viver, estudar e trabalhar na China é uma experiência, é um aprendizado, é uma prova de fogo também, mas capacita-nos, acredito piamente, para que no futuro saibamos lidar com outras experiências não só a nível pessoal, mas principalmente a nível profissional, sejam essas nacionais ou internacionais, e, por isso, é uma aposta e ganho a longo prazo.

 

Para quem quer conhecer a China actual por uma perspectiva acutilante é ler este obrigatório e completo artigo.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

pai a 12.08.2012

Parabens pelo teu comentario sobre a tua visao de um pais desconhecido por nos europeus egnorantes das culturas mais antigas do mundo que, muitas vezes nao sabemos compreender, mas é por isso que vejo toda a utilidade em ler os teus post,maneira para mim como para todos aqueles que te seguem dia a dia de ter a imagem da china por dentro e por fora.
Obrigado,graças a ti, hoje interesso-me à china como dantes me interessava à polonia e isso abre imensos horizontes sobre nos e sobretudo sobre os outros ou em outras palavras seguir o teu blog é viajar um pouco !
bjhs
Sem imagem de perfil

Rita a 12.08.2012

Post que \"hen you yisi\"!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos