Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


(des)educação

por mandarina, em 30.05.12

Já me cansei de falar de algo que já devem estar fartos de ler (aqueles que me seguem desde o início vá) e, por isso, já nem gosto de tocar no assunto para não me tornar repetitiva. Já quase nem me chateio muito com isso, entre nós, os da turma, correm comentários diários sobre a falta de qualidade, interesse ou motivação para continuar a ir religiosamente às aulas, principalmente as da cadeira principal, Gramática. As outras ou eu estou vacinada ou já acho que são bem aceitáveis.

 

Mas porque, lá está a prof. principal é preguiçosa e não prepara as aulas incumbe os alunos de fazê-lo, com apresentações de power point que supostamente explicam as regras de gramática sobre a matéria que andamos a aprender. Conclusão: dupla seca e mau ensino. Caso para dizer, sai pior a emenda que o soneto, porque uma coisa é ter uma professora preguiçosa a ensinar gramática, o que já por si é mau, outra bem pior é ter alunos incapazes de explicar bem gramática e cometerem erros gramaticais atrozes para os quais a professora alerta mas estando o mal feito difícil corrigir, fica no ar só o mau ambiente. É mau, é muito mau meus amigos, e a culpa não é dos alunos, isso vos garanto. Que competências temos nós, alunos de nível ensino intermédio, para explicar casos complicados de gramática? Não temos.

 

Mas pior do que ser uma professora preguiçosa é ser uma professora de mente fechada. Tendo tido a oportunidade de preparar a apresentação com a minha professora privada fi-lo, pois tá claro, apresentei-a como ela ensinou. Então não é que a senhora professora embirrou com as frases e pôs defeito nas mesmas. Nada que me espante, uma vez que mente fechada e estratégia única de ensino é com os chineses mesmo. É assim e não assado, se for assim e nos respondermos assado está mal, ponto final.

Pois tá claro que eu não me fiquei e expliquei o meu ponto de vista, também por concordar com ele, com o sentido da frase. A professora só fez má figura, reiterando que a gramática das frases (que era o que pedia para explicar) estava 100% correcta, mas o significado das palavras não estava de acordo. Eu explico, não estava de acordo com a sua maneira de pensar, logo estava errado segundo ela.

Eu ainda estive para bater o pé, juro que sim, houve ali um momento, vai não vai, continuo não continuo, mas depois caí em mim e disse "valerá a pena, irá ela aperceber-se que o problema não está na frase mas sim na sua metodologia de ensino" pois não ia. Logo remeti-me ao meu lugar de aluna, disse ok e calei-me. Também porque sei o quão constrangedor para um prof. é ter um aluno a pôr em causa a validade do seu ensino.

 

Continuo a não perceber como é possível ser-se tão má professora, ser tão má, mas tão má, e ser responsável pela turma, uma turma que se salva porque mal a ouvimos e os alunos safam-se por si. Eu confesso que, sem problema algum, não fosse a minha prof. privada e a gramática me passava toda ao lado, só não passa por ela é uma professora exímia.

 

Mas vejam lá a ironia da coisa, a melhor professora que tive este ano é aquela a quem tenho de, felizmente modestamente, pagar. Não é isto ridículo?

E não julguem que sou picuinhas, nada disso, eu só quero fazer valer o meu tempo aqui, aprender com pés e cabeça.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos