Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Mandarina ... em Taiwan

por mandarina, em 15.09.15

Deixem-me cá ver, cheguei dia 26 de Agosto, portanto, já conto 3 semanas de experiência em Taiwan, mais exatamente em Taipei, para poder escrever este post.

1. Taiwan é uma ilha, relativamente grande com uma área de 35,980 km², e que tem uma população de quase 24 milhões de habitantes. Hum, o que dizer, é muita gente numa ilha. E quando eu digo muita gente é mesmo muita gente não fosse Taiwan um país asiático. Gente por todos os lados a toda a hora,dizem que a cidade mais caótica da ilha é mesmo Taipei, oh yeah, confere!

 

2. Em Taiwan fala-se mandarim (graça a Deus) mas há cenas que me deixam toda trocada e expressões totalmente novas para mim, aqui táxi não se diz Chū zū chē como na China continental, aqui diz-se jì chéng che. E mil e outras coisas diferentes, tipo inglês americano e inglês britânico. Mas o oral é, quando comparado com o escrito, canja. Os caracteres tradicionais dão literalmente cabo de mim, e eu só espero esquecer os simplificados bem rápido senão vou continuar a irritar a laoshi (prof.).

 

3. Taipei é uma urban jungle, prédios e mais prédios altíssimos por todo o lado, vai tendo uns parques para equilibrar as coisas, mas, no geral, são prédios e lojas e restaurantes, lojas e restaurantes em todas as esquinas. As pessoas por norma vivem nas alleys (ruelas soa tão mal). Eu vivo e é um pouco caótico, especialmente porque carros e motas a vir em todas as direções nestas ruelas é estressante como o caraças, eu já desisti de me desviar ou hesitar a toda a hora, agora ignoro e eles que se desviem, até ao dia.

 

4. Aspectos positivos: Gente ordeira q.b. Ninguém me quer matar para passar à minha frente na fila, não empurram nem gritam, nem amaldiçoamcom o olhar (na China era isto e pior). Ou pelo menos ainda não me aconteceu. Parece que o pessoal é mais pela paz aqui. E mais ordeiro também, no metro aconselham o pessoal a não falar ao telemóvel, leva-se multinha por se beber ou comer no metro; ninguém fuma em lado nenhum (ahaha) olhó exagero mandarina! vá, vejo muita pouca gente a fumar, homens, mulheres, o pessoal não é muito dado ao tabaco, na China continental homem que é homem fuma...e mulheres algumas, também.  Aqui todo o santo lugar é smoke free, yeahhhhhh I love Taiwan.

E ninguém cospe para o chão, no metro, no bus, no restaurante. UAU!

 

5. Aspectos negativos: O pessoal cultiva a mesma curiosidade que na China relativamente aos estrangeiros, é estrangeiro bora especar a olhar para ele, voltei a ser uma extra-terrestre, not cool. Please stop staring, I´m a shy person (laowai), ok? O sistema do lixo é a coisinha mais irritante do mundo, o pessoal tem de ir a correr quando ouve a carrinha do lixo a aproximar-se, ou então à hora normal dela passar, e depois é atirar literalmente o lixo para dentro da carrinha. A música é medonha, faz lembrar o carrinho dos gelados mas sem gelados (!) e deitar lixo a horas especificas é um terror. Bem, pelo menos, fazem reciclagem. Logo são 2 carrinhas, uma atrás da outra. As motas também são coisa para me irritar, são tantas e vêm de todos os lados, tenho aquele pressentimento que um dia uma virá contra mim e não vai ser nada giro. A comida é assim assim, ainda não tenho opinião 100% formada. A fruta é pra lá de cara, e tudo o resto é caro. Será que é por vivermos numa ilha? A minha pele e o meu cabelo também não gostam da água. Mas sobreviverei.

 

What else?

Tantas outras coisas, mas por agora é só.

Ah esqueci-me, o tempo, bom ao início estava assustada, parecia que só chuvia nesta ilha, nunca vi chover de forma torrencial e ininterruptamente como aqui, mas depois abrandou. Isso, e trovoada, e eu tenho grande pavor à dita. Agora é só sol e muito, muito calor e humidade. Mas diz quem sabe que no Inverno é só chuva e chuva e humidade e, cheira-me, trovoada com força. .|.

 

E por hoje é só, logo volto com mais pareceres e possivelmente algumas fotos.

Mandarina@Taipei

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

De Rita a 15.09.2015 às 15:07

Mandarina 回来了! :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Favoritos